segunda-feira, 25 de maio de 2009

Yamaha RD 350



Reportagem:

Mais conhecida como "viúva negra", a Yamaha RD 350 foi um marco histórico na indústria motociclística mundial.

Produzida entre 1973 a 1993, teve sua produção nacional iniciada apenas em 1986.

Suas precursoras foram a DS7 e a R5 de 1970 a 72. Da união de tecnologia dessas duas máquinas foi criada a linha RD em 1973 com os modelos 90, 135, 200, 250 e 350cc, todas refrigeradas a ar.

A evolução da linha RD350 se deu da seguinte maneira:

  • 1973 a 1975- RD350A
  • 1976 a 1977 - RD350bB sendo descontinuada no ano de 1978 com a chegada da RD400, sendo produzida de 1976 a 1979.

Em 1980 a Yamaha volta às 350cc, devido a simpatia que esta despertava em seu público. Sendo assim, em 1980 era lançada a RD350LC (sem o YPVS) com potência de 45CV a 8500 rpm, monoamortecimento central e refrigeração líquida.

Em 1982 ganharia o famoso sistema YPVS (Yamaha Power Valve System) e suspensão traseira monocross, capaz de gerar 55 cv de potência.

No Brasil

Em 1986 passa a ser produzida no Brasil com novo visual e carenagem semi-integral e já em 1987 uma decisão da Yamaha centraliza a produção das RD350 em nosso país, sendo exportada para o resto do mundo e descontinuada no Japão. Assim a RD350 no ano de 1988, ganha carenagem integral, discos de freios vazados, suspensão dianteira Showa e um novo nome, RD350R, adequando-se ao exigente mercado externo.

Em 1991 recebeu sua última remodelagem, passando a contar com carenagem totalmente fechada no estilo da CBR600 e Suzuki RGV. Ganha novos faróis duplos seguindo o mesmo padrão de estilo das FZR. Teve sua produção encerrada para o mercado brasileiro em 1993, sendo que seus últimos modelos foram vendidos até o final desse ano.

Ainda assim, foram produzidas para o mercado italiano, alemão e espanhol até o ano de 1995, quando infelizmente saíram totlmente de produção, deixando uma enorme legião de fãs e adoradores órfãos por todos os cantos do planeta.

Mesmo sendo motos muito mais avançadas tecnologicamente, e muito mais potentes, tinham uma distribuição de potência e torque muito mais linear que suas antecessoras, devido ao sistema YPVS, que serve para que a moto tenha maior aproveitamento do torque e da potência, desde as rotações mais baixas, sendo assim mais linear, e não agindo como um "Turbo" como muitas pessoas pensam.

Emfim, a RD350, seja qual for o ano, foram sempre cercadas de muitas lendas e histórias. Muitas delas infelizmente depreciam esta moto, que sem dúvida foi a mais esportiva das motos em série já produzidas. Não obstante isso, podemos deixar de chamar a Rd de moto e sim de MITO!

Particularmente, sou apaixonado por essa mito. Infelizmente existem poucos exemplares em perfeito estado de conservação nos dias atuais.

E você oque acha da RD 350? Deixe sua opinião abaixo!

Acesse o site:

www.vazcapacetes.com.br

7 comentários:

  1. Adoro a RD 350! Único problema era qdo travava o YPVS a 150 km/h! Por isso era a viúva negra!
    Mas tinha que cuidar dela como toda moto 2 tempo exige! Show a reportagem! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Queria que nunca tivesse parado de produzi!
    Tinha uma série EXPORT que era chapada!
    eh noix!

    ResponderExcluir
  3. Um mito! E o barulho.... parece mundial de 250!

    ResponderExcluir
  4. Minha opniao é que a Yamaha quando lançou a RD350A estava anos luz a frente de todos os fabricantes. Sou um apaixonado por essa moto em particular, já tive uma RD350LC que nao minha opniao nao chega nem perto da RD350A. Erroneamente as pessoas chamam a RD350LC de Viuva negra e nem sabem porque... A verdadeira Viuva Negra é o modelo 1974 batizada pela Yamaha de RD350A. Essa sim é a verdadeira Viuva Negra, aluzao as aranhas que matam seus machos após a cópula. Assim como varios perderam a vida com essas motocicletas, a bem da verdade as pessoas comuns nao estavam preparadas para o canhao que era a RD350A, pesando apenas 130kg passava dos 200kmh e os freios eram ineficientes para parar uma moto tao leve e que andava como um animal enfurecido. Lembro-me dos meus tempos de adolecente dos famosos pegas no Alto da Boa Vista no Rio de Janeiro... Se vc quiser saber mais sobre esse mito que permanece ainda hoje depois de mais de 30 anos visite meu blog e veja a historia da minha Yamaha rd350A 1974 a Verdadeira e legitima Viuva Negra! um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de colocar o endereço do meu blog. aí vai.
    www.robsonyamahard350.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É uma vergonha. Comprei um capacete no Salão do Motociclismo (em junho na FIERGS) e o capacete de "qualidade" Vaz (mesmo na garantia) não tem troca de peça. O prentedor do queicho está presso e não abre.
    Reclamei para a empresa no e-mail pedidos@vaz.com.br (dia 09.11.2010) e mesmo lendo, ninguém resolveu meu problema.
    Empresa incompletente e PICARETA!

    Maurício Pinzkoski
    mauricio@agecomunicacao.com

    ResponderExcluir
  7. bela moto belo trabalho, gostaria de fazer isso um dia...

    ResponderExcluir

www.vazhelmets.com